A Vila




A Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, localizada a 250 km de Brasília é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o mais antigo patrimônio geológico do continente. Uma curiosidade interessante é que a Chapada dos Veadeiros é o ponto de maior luminosidade visto da órbita da Terra, segundo pesquisa da NASA, devido à quantidade de cristais de quartzo que afloram do solo, além de inúmeros outros metais e minérios. Por toda a vila é possível encontrar cristais espalhados pelo chão.




 A historia da vila surgiu com o início do garimpo de cristais na região.  Após o tombamento do Parque como patrimônio mundial natural, a exploração de cristais acabou e os nativos passaram a trabalhar com o ecoturismo preservando e apresentando as riquezas da flora e fauna do cerrado, além das inúmeras cachoeiras.


Durante todo o ano, ocorrem eventos tradicionais na vila, além dos feriados normais.
Em abril é comemorado o aniversário da vila, no mesmo dia do santo, São Jorge. O evento dura uma semana, com festejos, a tradicional folia de reis visitando as casas, festival de piadas no Bar do Seu Claro, apresentações da Turma que faz, projeto realizado pela Petrobrás onde crianças aprendem  e apresentam música, folclore e história da vila.

Em julho acontece o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros com diversas atividades culturais (Shows, Momentos Rituais, Oficinas, Prosas, Encontro de Capoeira e Feira de Oportunidades Sustentáveis), onde os visitantes passam a conhecer um pouco mais da Vila de São Jorge e seus preciosos detalhes como: as pinturas exóticas do Seu Moacir que misturam conceitos do sagrado e profano em sua arte; o Movimento Tô Vivo em homenagem ao Seu Domingos, o guia aqualouco velho Joe, as cantorias e o astral da varanda do Seu Claro, e a comida especial e bem temperada do Amigo da onça. 
 
Por isso e muito mais, a vila de São Jorge reserva aos visitantes a beleza especial e única do cerrado e a hospitalidade do povo. Venha conhecer! =D





Nenhum comentário:

Postar um comentário